quinta-feira, 19 de maio de 2011

REVISTA EntreVER

EntreVer - Revista da Coordenadoria de Estágios do MEN

A Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), visando promover a integração entre os diferentes atores do processo de formação inicial e continuada de professores(as), criou a Revista EntreVer, almejando que se constitua em espaço de encontro de experiências formativas. Para sistematizar, divulgar e refletir sobre os “exercícios docentes” que englobam diferentes modalidades de atuação, seja nas escolas ou em outros espaços educativos, deseja entrecruzar os discursos dos atores envolvidos: docentes que tomam a prática de ensino diária e/ou o estágio supervisionado como objetos de sua reflexão e pesquisa; estudantes dos cursos de licenciatura e professores(as) das escolas de educação básica.

Cada volume será composto pelas seguintes seções:

Ensaio Discente: textos de estudantes de cursos de graduação produzidos a partir de reflexões acerca da prática docente no estágio supervisionado ou em outras situações de ensino. A linguagem poderá ter uma conotação “mais literária”, ou seja, estar na forma de conto ou crônica.

Diário de Classe: textos escritos por professores e professoras do ensino básico e/ou do ensino superior sobre suas experiências docentes. Também poderá ter uma escrita mais “literária”.

Artigo: em cada volume serão reunidos artigos a partir de uma temática previamente divulgada, constituindo um Dossiê. Serão também aceitos artigos enviados espontaneamente, em fluxo contínuo.

Entrevista: conversa formal com especialista ou pessoa de notório saber sobre temas de interesse da Revista.

Resenha: reunirá textos de apresentação e análise de obras publicadas nas áreas de interesse da Revista.

Revista EntreVer, nº 2: Dossiê “Ensino de História”

Organizadoras: Dra. Andréa Ferreira Delgado

andreadelgado@uol.com.br

Dra. Claricia Otto

clariciaotto@yahoo.com.br

Prazo para envio: 15 de agosto de 2011

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima idéia esta de socializar as experiências dos educandos do curso de História da UFSC, bem como os trabalhos que vêem sendo elaborados. Creio que será de grande utilidade para os futuros docentes e para os que já estão nesta prática, seja por meio de estágio ou não, bem como para os Educadores que coordenam os estágios. Parabéns pela iniciativa.
    Gostei da estruturação deste, porém, tenho uma sugestão, caso esteja em tempo:
    - Abrir espaço, também, para os educandos das escolas, sejam eles da EJA, sejam do Anos Finais da Educação Básica ou no Ensino Médio, tecerem comentários sobre as práticas. Seria um bom "termômetro" para a prática Educativa. Tal atitude mostrará a dimensão que alcança o estágio, ou parte desta, e funcionaria como uma espécie de retorno dos educandos para os docentes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Fábio: agradeço tuas recomendações e sugestões!
    Vou encaminhar começando pelos colegas da EJA/Floripa.
    Um abraço
    profa. Suzana

    ResponderExcluir